No último dia 25 de maio, a Latinofarma (empresa do Grupo Cristália) e o IPEPO (Instituto da Visão) inauguraram um novo centro de simulação de microcirurgia oftalmológica no Brasil, em São Paulo. O simulador de cirurgias EyeSi®, fabricado pela VR na Alemanha, permite aos cirurgiões em formação, residentes e fellows, treinarem em ambiente virtual cirurgias e complicações que enfrentarão na vida real. Possui os módulos de catarata, retina e vítreo no mesmo equipamento.
O pioneirismo neste simulador no Brasil foi do IDTO (Instituto de Diagnóstico e Terapia Ocular), com Dr Flavio Rezende, em Botafogo, RJ, em parceria com a PUC-Rio.
A primeira instituição pública que adquiriu um simulador (também o Eyesi) para a formação de seus residentes, fellows e médicos externos, foi a FMB da UNESP de Botucatu. Segundo o Dr Antônio Carlos L. Rodrigues, professor doutor responsável pelo projeto em Botucatu, a experiência que começou em 2015, tem se mostrado muito proveitosa e edificante. Os residentes, segundo ele, conseguem fazer, já na primeira experiência prática com pacientes reais, uma cirurgia inteira, de ponta a ponta, sem intervenção do preceptor. Tudo isso devido ao treinamento prévio no simulador.
Em São Paulo, estavam presentes no evento Dr Anderson Manvailer (preceptor de cirurgias de catarata do Instituto Suel Abujamra), Dra Ana Luisa Höfling-Lima (professora titular do departamento de oftalmologia da UNIFESP), Dra Keila Monteiro de Carvalho (secretária geral do CBO), Maria Auxiliadora Frazão (diretora do departamento de oftalmologia da Santa Casa de São Paulo), entre outros. O novo centro de simulação de microcirurgia oftalmológica está localizado na Av Diógenes Ribeiro de Lima, 325, Altos de Pinheiros, São Paulo.